ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:

POSTADO EM 27 out 2021 · Administração

Vereadores cobram esclarecimentos sobre a obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Corumbá de Goiás

Na última terça-feira (19), os vereadores desta casa receberam os engenheiros Mayara e João Neto, para prestarem esclarecimentos sobre a paralisação das obras do Esgoto de Corumbá de Goiás.

Segundo as informações que foram prestadas, a obra paralisou devido a necessidade de reprogramação da planilha orçamentária, reprogramação esta solicitada pela empresa prestadora de serviços.

Isso ocorreu, pois verificou-se que os custos previstos no projeto básico não seriam suficientes para a execução de 100% da rede de esgoto, devido à grande dificuldade encontrada durante a escavação, uma vez que em vários trechos o subsolo continha muitas rochas.

Além disso, a área prevista para execução da Estação Elevatória de Esgoto (EEE), por ser muito próxima ao leito do rio possui bastante água, o que dificultaria a execução da obra e elevaria seus custos.

Diante disso, a Prefeitura Municipal solicitou, na FUNASA, a autorização para fazer reprogramação dos custos da planilha aprovada. Apresentou ainda, novos projetos para execução da Estação Elevatória de Esgoto, com novos estudos para diminuir os custos da obra e facilitar a execução.

Todos esses projetos apresentados foram aprovados pelos técnicos responsáveis e a planilha foi ajustada para atender as regras do programa e ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Hoje, a nova planilha está previamente aprovada, aguardando a apresentação da Renovação da Licença Ambiental de Instalação da ETE, que deve ser realizada pela Secretaria do Meio Ambiente em âmbito estadual e municipal.

Mesmo após todos estes percalços, a obra da Estação de Tratamento de Esgoto de Corumbá de Goiás encontra-se em 54% da execução.